Vamos falar de gestão financeira pessoal

Tempo de leitura: 4 minutos

Inserting a coin into a piggy bank

Engana-se quem acha que a independência financeira de cada um de nós está ancorada apenas em uma boa remuneração. Engana-se quem acha que a independência financeira de cada um de nós está ancorada apenas em uma boa remuneração.
Há diversos exemplos de pessoas que ganham ou ganharam muito dinheiro em determinado momento da vida e hoje não tem o suficiente para prover conforto para sua família.O segredo está na gestão financeira que você pratica.

Acho mais fácil alguém ser bem sucedido ganhando mal, mas gerindo bem suas finanças do que o contrário. Claro que o ideal é agregar bons vencimentos com boa gestão financeira. Neste cruzamento está o segredo do sucesso de sua vida financeira.

Quando falamos de gestão financeira, estamos falando de como otimizar os gastos, gastando de maneira mais eficiente possível; otimizar as receitas, criando mecanismos de otimizar a fonte de renda principal e de criar fontes de rendas adicionais e; gerir bem as sobras (sim: é preciso fazer o dinheiro sobrar no final do mês) com técnicas de investimento.
Hoje, pouquíssimas pessoas sabem fazer uma boa gestão financeira. Há um déficit enorme de conhecimento e tudo começa com a ausência da disciplina de educação financeira da grade curricular obrigatória. Pelo menos desde o ensino médio.

Os exemplos são inúmeros. Poucos sabem calcular uma taxa de juros ou sequer se preocupam em o fazer ao financiar alguma compra ou tomar algum empréstimo. A maioria está preocupada com o valor da parcela, sem dar a mínima atenção aos juros absurdos cobrados, ao comprar algum eletrodoméstico, por exemplo.

Muitos ainda caem em promessas de rendimentos absurdos sem ter que trabalhar. Insistem em não dar atenção à verdade máxima: “Não existe almoço grátis”. Se quem oferece estes verdadeiros golpes têm a receita do sucesso, porque estão perdendo tempo e procurando obstinadamente pessoas que topem ficarem ricas sem trabalhar? Fiquem por si só, oras.
Pessoas ainda compraram taxas de administração de consórcio com juros de financiamento de veículos ou imóveis para serem convencidas de que consórcio é um bom negócio. Normalmente não é!

Quantos ainda investem em poupança!! Isso mesmo. O investimento menos rentável que existe. O Tesouro Direto está aí com a mesma segurança de uma poupança e muito mais rentabilidade, mas poucos conhecem ou se encorajam a aplicar suas “sobras” nestes títulos.
Poderia escrever mais uma dezena de situações, mas a mensagem que eu quero passar é que você irá enxugar gelo se não tiver uma mínima educação financeira. Reduzir os gastos, aumentar as Receitas e aplicar bem as “sobras”. Este é o tripé da gestão financeira.
Como sempre gosto de citar por aqui, informação há de sobra. Talvez falte foco (e é por isso que estou fazendo este post) e dedicação. Vou encurtar seus caminhos, dando algumas dicas de onde irá encontrar informações de boa qualidade gratuitamente.

💡Primeiro de tudo: Leia Pai Rico, Pai Pobre, do Robert Kiyosaki. Este livro é essencial para você entender o quanto é importante fazer o dinheiro trabalhar por você.

💡Primo Rico é um blog de educação financeira muito bom. Sobretudo para iniciantes. Thiago Nigro é o autor e inclusive lançou um livro recentemente (Do Mil ao Milhão)

(link do canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCT4nDeU5pv1XIGySbSK-GgA)

💡Por fim, sugiro que faça algum de investimentos na bolsa. Achei esse https://www.primecursos.com.br/introducao-a-bolsa-de-valores/.

É básico, mas é um primeiro passo.
Então ficamos por aqui. Se movimente, se aperfeiçoe. Não delegue seu sucesso ao acaso. A sorte acompanha a disposição e o trabalho. Abraços.
……………………………………………….

Se você gostou do conteúdo, encaminhe a seus amigos, nos siga nas redes sociais e acesse nossa página e blog.
Se você recebeu esta mensagem e ainda não faz parte de nossa lista VIP, mande uma mensagem para nosso WhatsApp (31) 982190288 que lhe incluiremos gratuitamente!
www.facebook.com/smartvalor

www.instagram.com.br/smartvalorbh

www.smartvalor.com.br/blog

www.linkedin.com/in/julioreis78

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.