O que é e qual a importância de uma análise SWOT

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer empresário reconhece (ou deveria) a importância do planejamento, estratégia e análise de mercado. Quanto mais ferramentas e técnicas puderem ser aplicadas para trazer dados e agregar novas informações relevantes para o futuro da empresa, melhor!

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a Análise SWOT! Uma técnica simples, mas muito relevante para auxiliar no processo de entendimento e reconhecimento da sua própria empresa e do segmento em que ela está inserida. 

A Análise SWOT é um método simplificado de análise, que tem como objetivo entender a posição da empresa em determinado mercado. Em português, conhecida como FOFA, sua sigla representa cada quesito levantado por sua execução: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 

Por sua simplicidade, a SWOT pode ser facilmente aplicada para qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente. E pode ser utilizada para diversos fins, como planejar processos, aplicá-los, prever falhas, solucioná-las e conferir resultados.

Seja apenas utilizando papel e caneta ou uma mais completa em tabela de Excel, a SWOT pode servir como base para guiar as estratégias da sua empresa ou ser utilizada para criar um novo produto, site ou projeto. Ela permite visualizar o que sua empresa tem de melhor, o que é preciso melhorar, com o que deve se preocupar e quais são os riscos.

Veja, abaixo, como ela funciona na prática: 

Forças 

Aqui você vai listar tudo que sua empresa possui de mais forte comparado aos concorrentes. Quais são os seus diferenciais? Você vai pensar em quais são seus recursos mais fortes e o que faz de melhor. 

Fraquezas

Neste quadrante, você vai escrever todas as competências que prejudicam seus negócios. Quais são os seus pontos fracos? Pense nos quesitos que você precisa melhorar e liste-os aqui. 

Oportunidades

As oportunidades podem ser consideradas os terrenos ainda não explorados, mas que podem ser extremamente férteis. Aqui, devem ser consideradas questões como mudanças de governo, sistemas econômicos, investimentos, alterações de títulos e mais o que for competente ao seu segmento de mercado. 

Ameaças

A lógica deste quesito segue a mesma que a das “Oportunidades”, porém, como o nome já sugere, você analisará o ambiente externo e listar o que pode ser prejudicial aos seus negócios. Pense nas ameaças que podem prejudicar o seu planejamento ou nos resultados e objetivos que você deseja alcançar. 

Conclusão

Como já sabemos, planejamento e estudo são fundamentais para o bom andamento de uma empresa. E a Análise SWOT é bastante útil para quem deseja estudar o mercado e entender o seu lugar nele. E o melhor: você pode colocá-la em prática agora mesmo!

Precisando de consultoria para sua empresa? Entre em contato com a gente e peça o seu orçamento agora: https://www.smartvalor.com.br/#contato

Somos especialistas em gestão empresarial e podemos trabalhar com empresas de todos os setores. Se quer uma consultoria para microempresa, não deixe de entrar em contato ainda hoje.

Visite nosso site e conheça nossos cases de sucesso e confira na prática os nossos resultados obtidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.