Competências do futuro: Prepare-se para o Mundo VUCA

Tempo de leitura: 1 minuto

Você já parou para pensar nas habilidades do futuro? 

“Tudo muda o tempo todo no mundo”, é com esse verso da música “Como Uma Onda No Mar”, de Lulu Santos, que vamos começar abordando o assunto de hoje. Estamos em 2019 e o mundo continua em constante mudança. A tecnologia avança sem demarcação e a gente tenta acompanhar cada novidade que surge. 

No universo corporativo, é preciso estar preparado para o futuro e até mesmo antecipá-lo. Os efeitos do mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) já podem ser percebidos claramente. Estamos vivenciando a era da robótica avançada, inteligência artificial e aprendizagem automática. 

Neste contexto, é preciso que os profissionais ajustem seus conhecimentos, práticas e atitudes para que combinem com o novo cenário mercadológico em um mundo em disrupção. Segundo levantamento recente publicado pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais requisitadas para a maioria das ocupações devem mudar.

Conheça, abaixo, 10 das competências do futuro

  1. Adaptabilidade Proativa
  2. Resiliência Evolutiva
  3. Liderança por Propósitos
  4. Cultura Digital
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida
  6. Empatia multifocal
  7. Solução da Complexidade
  8. Fazer menos e melhor
  9. Agilidade não apressada
  10. Recapacitação (Reskilling)

O mundo está mudando e, para garantir um futuro de sucesso, é preciso começar a agir desde agora. Não pense que já é um profissional capacitado e por isso não precisa melhorar ou aprender novas competências. O mundo está se transformando o tempo inteiro e você precisa se adaptar e mudar junto com ele. 

Atualmente, para se alcançar o resultado desejado, é necessário buscar alternativas e diversificar suas ações, seja qual for a sua área de atuação. Quem faz sempre a mesma coisa acaba tornando-se obsoleto e está fadado ao fracasso!

É tempo de mudança e é normal sentir inseguro com o novo e incerto. Pode parecer inovador demais neste momento, mas tente encontrar novas formas de atuar e de executar suas tarefas, o futuro é logo ali e não vai demorar muito para você e seus negócios encontrarem com ele. Esteja preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.