4 dicas para uma reunião de brainstorming eficaz

Tempo de leitura: 2 minutos

“Tempestade de ideias”, essa é a tradução livre do termo em inglês “brainstorming”. Você sabe qual o conceito por trás da expressão? 

Em um cenário incerto e em constante mudança, empresas de todos os segmentos estão sempre em busca de ideias inovadoras, projetos criativos e viáveis. Por este motivo, a reunião de brainstorming é uma prática cada vez mais frequente e necessária. 

Esse tipo de reunião abre espaço para que as ideais se renovem e surjam novas possibilidades de inovação em processos, resultados e até mesmo para solucionar um problema. 

Criado há mais de 70 anos por Alex Osborn, publicitário americano, a reunião de brainstorming tem como proposta ser mais livre, porém é preciso saber conduzir. Confira, abaixo, o passo a passo (genérico) da dinâmica: 

  • Expor o problema;
  • Os participantes anotam suas ideias;
  • Cada um apresenta suas ideias para o grupo;
  • Agrupar e condensar as ideias;
  • Encerramento.

Por ser uma reunião bastante livre, é bem comum que cada equipe tenha sua própria maneira de conduzi-la. Existem diversas variações de brainstorming, uma bastante popular é cada participante expor suas ideias, em voz alta, do que vier à cabeça. 

Veja 4 dicas para melhorar seus resultados nas reuniões de brainstorming: 

 

  • Defina um tema

 

Definir o tema da reunião é fundamental para o resultado. Tente focar apenas em uma questão. Estabeleça o problema a ser resolvido e resuma-o em uma única pergunta. 

 

  • Estimule um tempo máximo

 

Colocar um tempo limite para a reunião incentiva a produtividade do grupo e ainda evita que se perca o foco.  

 

  • Não censure nenhuma ideia

 

Evite, ao máximo, julgar as ideias. Pois isso pode acabar inibindo os participantes. É preciso criar um ambiente favorável à livre exposição das ideias. Uma prática legal é tentar combinar as ideias parecidas e transformá-las em uma ideia mais completa. 

 

  • Diversidade

 

Montar uma equipe multidisciplinar é uma boa forma de promover uma reunião de brainstorming. Os diferentes pontos de vista, perspectiva e pensamentos vão contribuir para um resultado mais inovador e completo. 

Conclusão

O brainstorming pode ser bastante positivo para solucionar uma questão. Promova mais este tipo de dinâmica entre seus funcionários e avalie os resultados. 

Precisando de consultoria para sua empresa? Entre em contato com a gente e peça o seu orçamento agora: https://www.smartvalor.com.br/#contato 

Somos especialistas em gestão empresarial e podemos trabalhar com empresas de todos os setores. Se quer uma consultoria para microempresa, não deixe de entrar em contato ainda hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.