2 minutos Qualquer empresa ou negócio que quer ter uma gestão profissional, começa por um elemento fundamental que se chama Meta. Já falamos e vamos ainda falar muito de Meta por aqui, mas para este post, o mais importante a se dizer é que a Meta é uma força que provoca natural e invariavelmente o conhecimento. Uma Meta boa é aquela Meta que é factível, mas que desafia! O ser humano, por natureza, sai da zona de conforto ao ser desafiado e uma das Continue lendo

2 minutos Qual o verdadeiro papel do bom Líder ou Chefe? Qual o verdadeiro papel do bom Líder ou Chefe? Primeiramente esqueça o clichê de que Líder é bom e Chefe é ruim. Se quem te ensinou isso só tem isso a falar, ele está enrolando. O verdadeiro papel de um bom Líder é o mesmo papel do verdadeiro bom Chefe! Que nada mais é que levar seu time a bater as Metas que esperam de você, por consequência, que você espera deles! Portanto, um bom Continue lendo

2 minutos O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que orienta uma empresa em todos os seus aspectos. Sua aplicação eficaz impulsiona a empresa, fornecendo dados para que a organização identifique ameaças e faça um reconhecimento preciso das oportunidades de mercado e possibilidades de melhorias. De uma maneira mais geral, esse processo funciona como um mapa para nortear como a empresa deve agir em diferentes momentos e como pode obter resultados distintos. O principal objetivo do planejamento é fazer com que os esforços da Continue lendo

3 minutos Hoje vim aqui falar de uma estratégia que chamo de Desenvolvimento e Gestão de Produtos Estrela. Quando falo de Produto Estrela, entenda que estou falando de Produtos ou Serviços Estrela. Um Produto Estrela é aquele produto que você tem uma excelente margem de lucro e consegue ter um preço competitivo frente à concorrência. Ao desenvolver estes Produtos e garantir grande venda deles, por meio de Gestão, irá aumentar absurdamente a margem de lucro de seu negócio. Você provavelmente tem Produtos com estas Continue lendo

menos de 1 minuto   Quando comecei a trabalhar com Consultoria há 17 anos, o grande tabu era a Meta. Poucos sabiam do que se tratava. Muitos confundiam Metas com objetivos e praticamente ninguém dominava a Metodologia para as estabelecer. Hoje, o tabu mudou de lugar. Metas são comuns em praticamente todas organizações. Ainda há algumas deficiências na composição das mesmas e na maioria das vezes ainda não são bem definidas, mas o desafio agora é saber alcançá-las. Muitas empresas têm Metas para falar Continue lendo

2 minutos Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, conhecer o mercado a fundo, detectar boas práticas e melhorar a gestão são pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Para isso, estabelecer parâmetros de benchmarking pode ser o ponto inicial para o embasamento da tomada de diversas decisões importantes. Benchmarking tem como principal objetivo o aprimoramento dos processos da empresa por meio da comparação entre o que é feito internamente e o que acontece na concorrência. Basicamente, é aprender com outras Continue lendo